Devocionais

O que Deus quer de nós
Leia: Deuteronômio 6:1-9
Como é possível amar sem ser amado? O amor verdadeiro não espera nada em troca, ou espera? 
O amor humano tem limites. Adoece, enfraquece, murcha e morre. Amor precisa ser correspondido.
Deus é capaz de amar infinitamente, mas ainda assim Seu amor por nós espera uma resposta de amor por Ele. Se Deus nos ama com amor surpreendente, apesar de muitas vezes não o merecermos, qual deve ser então a nossa resposta ou reação a tão grande amor? Deus, certamente, quer uma resposta. Na comparação que Deus faz entre o seu povo e uma plantação de uvas, o agricultor preparou o terrano e plantou mudas boas, esperando que a vinha produzisse de acordo. (Isaías 5.2) Sendo assim, nós também devemos responder a Deus, segundo sua expectativa. O que Deus, então, quer de nós?
Deus diz: "Ame o Senhor, o seu Deus..." A resposta que Deus quer de nós é que obedeçamos a Ele, que o reconheçamos como o único Deus verdadeiro e que o sirvamos não por obrigação, mas por amor e gratidão. Nos dias do ministério de Jesus, alguns líderes da comunidade judaica chegaram a Jesus com uma pergunta a respeito do maior mandamento. Jesus disse: "Ame ao Senhor seu Deus com todo o seu coração, com toda a sua alma e com todo o seu entedimento." (Mateus 22.34-40)

Pense: Amor deve ser respondido com amor!
Extraído

Seu falar o denuncia

"Verdadeiramente, és também um deles, porque o teu modo de falar o denuncia."
(Mt 26:73b)

Simão Pedro estivera com Jesus por três anos e meio. Juntos, viajaram pelas terras da Palestina, anunciando que chegara o Reino de Deus. Pedro assistira a curas, expulsão de demônios, ressurreição de mortos e ouvira atento os ensinamentos divinos. Na tempestade do mar da Galiléia, vira o Senhor repreender o vento e as ondas. Lembrara-se da noite em que andara com o Senhor por sobre as águas e quando, com a multidão, comera dos pais e peixes que foram multiplicados.
Quando o Senhor Jesus anunciou a sua morte na cruz, a vergonha e o abandono que sofreria por dar sua "vida em resgate por muitos", avisou a Pedro que este o negaria. E assim aconteceu. Na casa do sumo sacerdote Caifás, Jesus estava sendo interrogado e maltratado, e Pedro assistia a tudo. Uma criada se aproximou dele e o acusou, dizendo que ele era amigo do réu. Pedro negou. E outra vez lhe disseram que ele também era discípulo de Jesus, pois o seu jeito de falar era como o de quem tinha estado com Jesus. Aquele jeito, não era só por ser da Galiléia, mas havia algo em Pedro parecido com Jesus. Então ele começou a praguejar e a rogar pragas, para ficar bem diferente do Mestre. Então o galo cantou.
No olhar de Jesus, Pedro encontrou o caminho do arrependimento e chorou amargamente pelo que fizera. Mas é importante nos lembrarmos sempre de que quem anda com Jesus tem um modo de falar peculiar. O mundo percebe. Não há xingamentos, murmuração, irritação, mas sim amor, bondade, mansidão, coragem. Por isso, faça a diferença... viva a vida de Deus.

"Pai, dá-me um coração cheio do teu amor para viver como tu queres. Ponha em meus lábios as palavras de vida para saciar o mundo e anunciar que tu és o Salvador... amém!"

Extraído



O trabalho do dia-a-dia

Alguém disse uma vez: "Trabalhe como se tudo dependesse de você. Ore, como se tudo dependesse de Deus". Essa é a mesma idéia por trás do provérbio: "Observe a formiga, preguiçoso!" A formiga não nos ensina simplesmente a sermos trabalhadores aplicados e incansáveis. A formiga também é um bom exemplo de planejamento e preparação para o futuro. Ela trabalha, precavendo-se para os dias em que não poderá trabalhar. "Observe a formiga, preguiçoso!" significa trabalhar duro? Investir de maneira inteligente? Fazer seguros e ter uma boa poupança? Essas seriam atitudes inteligentes, mas a sabedoria que se deve aprender com o comportamente instintivo da formiga é que ela vive hoje visando o amanhã. Ela não traz para hoje os problemas do amanhã, mas vive hoje sabendo que o amanhã virá. Para os cristãos, esse amanhã não é simplesmente a aposentadoria, comida, abrigo ou um pouco de sossego. É um amanhã de luz e perfeição. É o amanhã eterno com Deus. Pensando nesse amanhã, Paulo nos lembra:

"Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não sejam como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade". Efésios 5:15-16.

Um 2011 de muito trabalho para você!

Extraído